Avançar para o conteúdo

Videodança

Sete Dias de Inverno

Companhia de Dança de Almada (Portugal)

28 de abril | 21:30H | Centro Cultural

30 de abril | 18:30H | Centro Cultural

As Saturnais eram festas imperiais que decorriam na antiguidade Romana em adoração a Saturno, deus da agricultura.

Durante sete dias do mês de dezembro, Roma transformava-se e as normas sociais eram invertidas, em celebração da liberdade e de um novo ano agrário.
O espírito dessas festividades passou de povo em povo, transbordou fronteiras e permanece séculos mais tarde sob vários nomes e formas, adornadas pelos costumes de quem as acolheu. Nas vilas de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, os rituais em louvor à liberdade, à juventude e aos deuses pagãos transportam o simbolismo de outros tempos. Uma celebração à vida que se propaga pela multidão.
E o povo dança.

Realização: Henrique Pina
Coreografia: Bruno Duarte
Interpretação: Bruno Duarte, Carlota Sela, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares
Direção de fotografia e gradação de cores: Lee Fuzeta
Guarda-roupa: Nuno Nogueira
Assistente de câmara e operação de drone: Nuno Magalhães
Edição: Henrique Pina
Chefe de produção: Luís Malaquias
Assistente de produção: José Pacheco
Produção: Companhia de Dança de Almada em associação com Moonway Films

The Art of Losing

Companhia de Dança de Almada (Portugal)

29 de abril | 22:00H | CIFA

30 de abril | 18:45H | Centro Cultural

Este projeto da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) partiu de uma ideia original de Luís Malaquias e tem como base uma criação de São Castro. O convite à realizadora Cristina Ferreira Gomes surgiu na sequência do seu exemplar trabalho sobre a dança contemporânea e da afinidade sentida entre criadores e bailarinos.
Através da interdisciplinaridade e complementaridade de linguagens e métodos, procurou-se criar uma nova obra sobre uma temática de grande profundidade, que pretende contribuir para consciencializar/alertar para questões de foro ambiental, social e cultural. Integralmente filmado no Pinhal de Leiria, reflete sobre a importância de saber como lidar com a perda.

Descobre toda a programação do Pés no Chão 2023